Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão. Amós 8:11,12

26 de julho de 2014

O valor que há no tabernáculo

Definição: A palavra tabernáculo deriva da expressão hebraica mishkân, e tem o sentido de habitação, templo, moradia, tenda, cabana, casa. Sua estrutura básica devia medir em torno de 5m de largura, 15m de comprimento e 5m de altura. (Biblia KJ). 
No tabernáculo se realizava o culto público, desde que os israelitas andaram pelo deserto até o reinado de Salomão, era não só o templo de Deus mais o palácio do Rei invisível. Era a sua "santa habitação", o lugar que Deus encontrava o seu povo, tendo com os israelitas comunhão. Podemos dizer que o tabernáculo era a moradia de Deus (Êxodo 25:8). O próprio Deus fez o projeto, é o arquiteto do tabernáculo, Ele deu a Moisés o modelo de como deveria ser (Êxodo 25:9). Não podemos esquecer que o tabernáculo era móvel. Nós também somos tabernáculos do Senhor, pois o seu Santo Espírito habita em nós.

Qual o propósito divino com o tabernáculo?

Deus queria que o povo o adorasse em um só lugar, que houvesse uma unidade. Deus não queria apenas ser conhecido como o Deus de Abraão, Deus de Isaque, Deus de Jacó, mas como um Deus pessoal, Deus queria que o povo tivesse acesso a Ele. No princípio Adão e Eva conversavam com o pai no jardim do Éden e por causa do pecado perderam a comunhão. Deus como é misericordioso estabeleceu o tabernáculo, para que o homem tivesse um lugar específico para encontrar o seu criador como no princípio. O tabernáculo seria o centro espiritual de Israel. O tabernáculo era o elemento de unificação, pois ali o povo estaria sempre unido.

Como vimos na definição o tabernáculo era a casa de Deus, onde o seu povo se reunia para adorá-lo. Devemos valorizar a casa de Deus, pois é lá que Deus ordena suas bênçãos sobre nossas vidas. Hoje nos reunimos no templo, onde chamamos de igreja, ou denominação. Temos que valorizar o lugar onde nos reunimos com os irmãos com um único propósito e objetivo: o de adorar a Deus. Temos que valorizar a casa do Senhor, como um ponto de encontro entre nós e o nosso Deus, não que Deus esteja limitado a se manifestar somente no templo, ele está conosco onde quer que estejamos quando somos fiéis a Ele. Mas no tabernáculo (templo) é um lugar separado por Ele para nos abençoar, os propósitos de Deus continuam o mesmo, Ele quer que separemos um lugar onde temos liberdade de adorá-lo, e termos comunhão uns com os outros.

O tabernáculo tem grande valor para nós pois tipifica a obra redentora de Cristo, de levar os pecadores para Deus. Pois, cada utensílio do tabernáculo tipifica Cristo, em outra oportunidade iremos falar dos utensílios do tabernáculo. Podemos dizer também que Cristo é o nosso tabernáculo, pois habitamos Nele, e nós somos o seu tabernáculo, pois Ele habita em nós. Viveremos eternamente com Cristo nosso eterno tabernáculo como diz em Apocalipse 21:3,4: e Ouvi uma forte voz que procedia do trono e declarava: EIS QUE O TABERNÁCULO DE DEUS AGORA ESTÁ ENTRE OS HOMENS, COM OS QUAIS ELE HABITARÁ. ELES SERÃO O SEU POVO E O PRÓPRIO DEUS VIVERÁ COM ELES, E SERÁ O SEU DEUS. E ELE (O tabernáculo, Jesus) LHES ENXUGARÁ DOS OLHOS TODA A LÁGRIMA; NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM PRANTO, NEM LAMENTO, NEM DOR

O que estamos fazendo com o tabernáculo de Deus?

Vimos nos tópicos acima que existem três tipos de tabernáculos: o Templo, nós, e Cristo.

O que estão fazendo com o tabernáculo templo?

O que estão fazendo com o tabernáculo corpo?

O que estão fazendo com o tabernáculo Cristo?

Vejamos o que Jesus disse a respeito da sua casa, o templo: Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas, e lhes disse: "Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’".
É isto que estão fazendo com o tabernáculo, com o templo do Senhor, estão usando a casa de Deus para comercio, para obter fins lucrativos, o objetivo não é mais adorar o Pai, não é mais manter comunhão com Ele, como nos ensina o verdadeiro sentido do tabernáculo, e sim enganar o povo.
 
Hoje a maioria das "igrejas" usam a casa de Deus para vendas, ponto de encontro, arrumar namorado, serviço social, campanhas e correntes tolas que só visam buscar os bens desta terra. Cuidado! Deus está vendo o que estão fazendo com o seu tabernáculo, e ele cobrará, o seu juízo será sem misericórdia.
 
O que estão fazendo com suas vidas? O nosso corpo foi criado para ser templo e morada de Deus, habitação do Espírito Santo (ICor. 6: 15-20). Nosso corpo não foi criado pra ser morada de demônios, de doenças, nem para viver nos prazeres da carne. Nosso corpo não foi criado para viver em prostituição, fornicação, adultério, ser destruído pelos vícios, como: Bebidas alcoólicas, drogas, glutonarias, e as demais obras da carne (Leia Gálatas 5) essas coisas destroem o templo de Deus, que tem que ser somente templo e morada do seu Santo Espírito. Portanto se santifica, cuida do templo de Deus que é você, arranca da tua vida tudo o que desagrada a Deus, abandona a iniquidade (pratica constante do pecado), e terás a presença constante do maravilhoso Espírito Santo.

 
O que estão fazendo com Cristo nosso eterno tabernáculo? Nele sempre nos abrigaremos e estamos escondidos dos ataques de satanás. Estão o crucificando cada dia, estão pisando no seu sangue, estão o negando, quando aceitam heresias que sua palavra condena, estão o negando, quando defendem o falso evangelho da prosperidade terrena. Dizem que servem a Cristo mas o estão negando com suas atitudes. Jesus nunca mandou ninguém levar nenhum objeto "ungido" para casa, Ele nunca ensinou isso aos seus discípulos, Ele ensinou somente guardar e ensinar sua palavra (Mateus 28:20). Objetos "ungidos" é idolatria, e os idólatras não herdarão de Deus (I Cor. 6:9). Quem pratica essas coisas é guiado por satanás e não por Deus. Jesus nunca morou em mansão, nunca andou em carruagens, no melhor cavalo; ao contrário ele disse que não tinha onde reclinar a cabeça (Mateus 8:4), quando entrou em Jerusalém entrou montado em uma jumentinha, não nasceu em palácio e sim em uma manjedoura, nunca incentivou ninguém viver buscando as coisas do mundo. Ele disse: Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33).
 
Infelizmente a história se repete estão preferindo Barrabás do que a Cristo, preferem o evangelho da facilidade apresentado por satanás, e os seus falsos apóstolos, do que o verdadeiro evangelho de Cristo que nos manda renunciar, o mundo e os seus aparentes prazeres, pois o mundo passa, e as suas concupiscências, mas aquele que faz a vontade do Senhor permanece para sempre (I João 2:17).
 
Valorize a obra redentora de Cristo que entregou a sua vida na cruz, para te livrar das garras de Satanás e te dar vida eterna.
 
Ame, valorize, guarde a sua palavra. Rejeite tudo aquilo que a palavra de Deus rejeita e assim estarás conservando e valorizando o tabernáculo de Deus.

Que Deus em Cristo Jesus esclareça todo o teu entendimento para honra e glória do Seu nome.
 
Cristina M Silvano de Andrade  / cris-silvano@hotmail.com