Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão. Amós 8:11,12

22 de novembro de 2010

Emoções

Veja, e receba de Deus nesta hora, o impacto da revelação do Espírito de Deus; Pois a Bíblia diz: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, juntas e medulas, e é apta pra discernir os pensamentos e as intenções do coração” (Heb.4:12) do homem. E é justamente aí, com o poder de penetração da palavra de Deus que gostaria de mostrar pela misericordiosa graça e Revelação do Espírito de Deus, essa que eu considero, particularmente, a área mais descontrolada no ser humano, a Emoção. Uma vez ativada, muda radicalmente o comportamento das pessoas, fazendo com que reações descontroladas comecem a aparecer. Elas podem te levar a chorar muito, sem que aja exatamente um real motivo; a sorrir, a gritar, e até fazer coisas que jamais você pensou fazer.
 
Onde ela está no homem: A emoção é um dos sentimentos da alma, e sendo a alma, a responsável em nós, por captar as coisas que estão à nossa volta (coisas naturais), ela então, é ativada toda hora no homem. Pelo que se ouve, pelo que se vê e pelo que se fala, estes três sentidos ativam a emoção, e detalhe, não existe ser humano que não tenha emoções, pois todos nós temos alma e por isso ninguém pode dizer que nunca se emocionou na vida. Nem tente fugir disso, pois, isso faz parte da essência do ser humano. O mistério está em como lidar com as emoções, como ter domínio sobre elas. Das duas, uma! Ou as emoções te dominam ou você as domina. A emoção quando é dominada, é maravilhoso sentir e conviver, mas quando a emoção está no domínio, pode ser terrível e tem sido a queda de muitos homens de Deus. Inclusive, conheço vários casos de perto, acredite, é impressionante o estrago que isso pode causar! Quando as pessoas agem por emoção e não por razão, veja que em (Rm 12:1), o apóstolo Paulo diz que: Devemos oferecer a Deus um culto racional, ou seja, pelo conhecimento da palavra de Deus, pelo entendimento, e não por emoção, pelos sentimentos naturais.
 
Quando a emoção destrói: Quando a pessoa toma decisões sem ouvir Deus, pela emoção e não, pela razão, a sua queda é certa. Eu conheço lideres, que se perderam terrivelmente, por deixar a emoção controlar suas vidas e afetarem até os seus Ministérios. Se perderem totalmente, tomando decisões na igreja, para agradar esposa, filhos, pai, mãe, e deixando de lado o Senhor da igreja e não se importando com a vontade Dele. A coisa é tão terrível, que tem pastores que chegam ao ponto de por a sua mulher sentada, à frente da igreja, em cadeira separada, de destaque, com o ridículo titulo de mulher de pastor. Eu digo ridículo, porque, mulher de pastor é irmã em Cristo como as outras que estão no banco. Mas como eu disse acima, é um dos sintomas da perda da direção espiritual, por causa da emoção. E então, as catástrofes começam a aparecer na igreja. Sim, me deixe dizer que mulher de pastor não é pastora, pois no reino de Deus ele não chamou a mulher para liderar, mas para auxiliar, desde o principio veja (Gn 2:18). Emoção é o desejo natural de agir mediante ao que se vê, ouve e fala. O apóstolo Paulo, em (Gl 5:23 - Bíblia revista e atualizada),  fala sobre o domínio próprio, um dos frutos do Espírito, que é imprescindível na vida do ser humano. Deus não chama uma pessoa para estar à frente da Sua obra, sem que aja, entre outros, esse fruto na sua vida. Pois, quem tem domínio próprio, até se emociona, mas não toma decisões, movido pela emoção, e assim, evita conseqüências que podem ser terríveis e irreparáveis.
 
Como o inimigo pode aproveitar-se disso: É como eu já disse acima, a emoção é um sentimento posto por Deus em nós. Veja bem, emoção não é do diabo, por favor, entenda! Mas veja como ele, satanás, que é um estudioso do ser humano e está ao nosso derredor como Pedro fala: “O diabo vosso adversário anda ao derredor” (Pe 5:8), e se aproveita, quando percebe decisões tomadas por emoção, para lançar suas setas. A pessoa, aprisionada de uma coisa natural (emoções), também, nas coisas espirituais, fica aprisionada (cadeias de satanás), por dá terríveis brechas. Eu conheço muitas jovens, que hoje, encontram-se “casadas”, (está entre aspas, pois de casamento tem só o nome e não vida), feitos à base de emoção, ou seja, decisão precipitada. A emoção só te mostra o momento, e não as conseqüências.
Veja bem! Todo ser humano tem livre arbítrio posto por Deus em nós, e em tempo algum, é anulado por Deus. Deus te permite tomar as decisões que quiser, mas não vai te permitir, jamais, escolher as conseqüências delas. Isso você não vai poder fazer. Por isso, eis o meu conselho a você: Antes de decidir, seja o que for, ore ao Deus Vivo e só tome uma decisão, depois de ouvir Deus falar. Com isso, você vai evitar muitas coisas de ruim e vai realmente desfrutar do gozo e paz que há em Jesus, o Filho de Deus.
 
A emoção anula a razão: Quando isso acontece, é terrível! Porque a pessoa, totalmente dominada pela emoção, não quer ouvir ninguém. Não reconhece quando faz besteira e nem percebe o que acontece a um palmo à frente de seu nariz. Acha-se sempre certa, a melhor, insubstituível, e por ai vai. Se afundando, se afundando, cada vez mais! Emoção não move as coisas espirituais, mas a razão sim. Não se esqueça cuidado com as decisões! Pois você pode até voltar atrás, mas não pode desfazer o estrago que elas causaram. Imagine se a decisão for errada! Pois, a emoção é danada pra se meter no meio das decisões. Então vou repetir, e nunca é demais repetir, antes de decidir ore , espere Deus falar, o Deus Vivo fala. E fazendo assim, tu verás a glória de Deus, e tomará a decisão certa. Domine as tuas emoções, antes que elas te Dominem!
   
Caso queira nos convidar a pregar ou ministrar estudos na sua igreja, entre em contacto pelo meu e-mail: pastorcarlos_andre@hotmail.com, que também é o meu MSN. Meu site é pastorcarlosandre7.spaces.live.com
 
Que Deus, o Todo-Poderoso te domine por completo, e que em tudo na tua vida seja o Senhor, como é na minha.